sexta-feira, 28 de outubro de 2011

15 Clipes "animados"

            Hoje é dia internacional da animação. Eu, como fã dessa arte, resolvi escolher alguns clipes que optaram por essa técnica, seja em desenho animado, stop motion ou animação em 3D. A princípio eu ia escolher apenas dez, mas no decorrer da semana eu encontrei mais clipes legais que mereciam estar aqui. Enfim, essa é a minha lista. Se concorda ou não, comente,  opine e sugira novos clipes.


15º Lugar: Save Me - Queen


Queen dispensa comentários, ainda mais com essa música que é um clássico e eu adoro. Esse clipe mistura cenas em desenho animado com imagens de show. O resultado ficou muito bonito.

14º Lugar: Clint Eastwood - Gorillaz

Não gosto de Gorillaz. Pra falar a verdade as músicas deles me irritam. Mas não tem como falar de clipes de animação sem citar o nome desse grupo. Os integrantes da banda são virtuais e todos os clipes são em desenho animado.

13º Lugar: The Wagon - Dinosaur Jr

Esse clipe mistura cenários em desenho com stop motion em massinha. A música é animada e combina com os monstrinhos simpáticos feitos de massa de modelar. Ao meu ver, isso deu um toque infantil para o clipe, que ficou muito legal.

12º Lugar - D.A.N.C.E. - Justice

Esse clipe é interessante por misturar muitos tipos de animação. Os desenhos surgem e se movem nas camisetas, interagindo com os desenhos do cenário. Esteticamente falando, esse clipe é muito bem feito e original.

11º Lugar: Ole Black'n' Blue Eyes - The Fratellis

Essa música é meio chata né? É, mas o clipe de Ole Black 'n' Blue Eyes não podia ficar de fora dessa seleção. Além de ser bonitinho, o clipe é todo trabalhado no digital e no 3D.


10º Lugar: Fell in Love with a Girl - The White Stripes

Não sou muito fã de White Stripes, mas dessa música eu gosto. O clipe é todo em stop motion, ou seja, fotografado quadro a quadro. Imaginem quanto tempo levou para fazer esse clipe todo trabalhado no Lego.

9º Lugar: The Masterplan - Oasis

Esse clipe do Oasis é muito bem feito, é um desenho animado super detalhista. As cores escuras dão um ar triste à Londres, coisa que combina muito com a música. A parte mais legal  é na hora do show, onde a bateria deles vira uma bateria de fanfarra num parque.

8º Lugar: Young Folks - Peter, Bjorn & John

Ao contrário do clipe do Oasis, esse clipe do Peter, Bjorn & John é muito simples. Mas nem por isso deixa de ser um vídeo muito legal. Ao meu ver, esse clipe tem muitos traços que remetem à Pop Art.

7º Lugar: Lucy in the Sky with Diamonds - The Beatles

Tá certo que esse vídeo dos Beatles faz parte do filme Yellow Submarine. Mesmo assim não deixa de ser um clipe da música. Todas essas cores nos levam de volta ao passado, no ano de 1968, onde a psicodelia rolava solta.

6° Lugar: Segredos - Frejat

É claro que não podíamos deixar de fora dessa lista um representante nacional.  No clipe de Segredos, Frejat é transformado em um boneco em 3D. Eu prefiro quando o clipe é em desenho animado, mas esse clipe é tão fofo que merece o sexto lugar.

5º Lugar: Californication - Red Hot Chili Peppers

É difícil achar alguém que não goste de Red Hot Chili Peppers. Além das músicas serem ótimas, eles estão sempre inovando em seus clipes. Esse por exemplo, apesar de ser um pouco velho, mostra a banda transformada em personagens de video game.

4º Take On Me - A-Ha

Take on Me do A-Ha não podia ficar de fora dessa lista. Produzido em 1985, o clipe fez muito sucesso e ganhou seis prêmios no MTV Video Music Awards de 1986. O clipe mostra cenas de quadrinhos que vão ganhando vida no decorrer do vídeo.

3° Lugar: I don't Wanna Grow Up - Ramones

Esse clipe do Ramones é interessante pois mistura desenho e realidade. O clipe é todo trabalhado em história em quadrinhos, coisa que ilustra muito bem a letra da música e a mensagem "eu não quero crescer" da banda.

2° Lugar: Do The Evolution - Pearl Jam

Esse clipe do Pearl Jam ganha o segundo lugar pois é muito bem feito. É animado e dirigido por  Todd Mcfarlane, criador do personagem Spawn, além de ser o fundador da Image Comics. Esse clipe do Pearl Jam é um dos clipes em animação mais legais que eu já vi.

1° Lugar: One More Time - Daft Punk

O primeiro lugar só podia ficar com Daft Punk. O vídeo de One More Time é um dos pedaços do longa metragem japonês Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem, que foi todo produzido para ser a realização visual do disco Discovery do Daft Punk. Todas as músicas do disco são capítulos dessa animação.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Novas Animações

          Olá, amigos! Estou aqui para postar as últimas animações que fiz. O trabalho foi para umas pessoas do ensino médio de uma escola e por isso, o roteiro e as ideias não são de minha autoria, apenas os desenhos e a animação. Levei uma semana para desenhar, criar os frames, vetorizar e editar (com ajuda de Djosef Rocha). A locução não é minha, em breve colocarei o trabalho todo com os devidos créditos.






segunda-feira, 3 de outubro de 2011

E chega ao fim o Rock in Rio...

          Ontem chegou ao fim o festival Rock in Rio 2011. Depois de sete dias de diversos shows, a edição desse ano vai deixar saudade para uns e mágoa para outros. Saudade para aqueles que foram aos espetáculos, curtiram e aproveitaram. Mágoa para aqueles que ainda acham que o Rock in Rio é um festival só de rock. Infelizmente, não é.
          O primeiro Rock in Rio foi realizado no Rio de Janeiro (jura?) em 1985. A presença de ídolos internacionais da música não era tão constante no Brasil naquela época, por isso o primeiro Rock in Rio ficou marcado pelas participações de AC/DC, Scorpions, Ozzy Osbourne, Iron Maiden, Whitesnake e Queen. Depois, na segunda edição do evento em 1991, os grandes nomes da música internacional foram Guns n’ Roses, Faith No More, Judas Priest e Megadeth. É claro que não me esqueci dos shows de pop e das bandas nacionais, mas grande maioria do festival era dedicada ao rock n’ roll internacional.
          Antes de continuar a falar sobre o Rock in Rio, gostaria de dizer que sou muito fã do rock nacional. Gosto do rock nacional do mesmo jeito que gosto do internacional. A diferença é que podemos ver as bandas nacionais com mais freqüência aqui no nosso país.
          Voltando ao assunto principal, no ano de 2001 voltou a terceira edição do Rock in Rio (terceira no Brasil). As grandes atrações eram Guns n’ Roses, Iron Maiden, Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters, R.E.M. e no meio disso tudo, Britney Spears e Sandy e Junior. Sem contar que jamais vamos nos esquecer da “chuva” de garrafas de água no Carlinhos Brown. Culpa dele? Não! Culpa dos organizadores que o colocaram pra tocar no mesmo dia do Guns n’ Roses.
          No evento desse ano, muito esperado pelos brasileiros, os roqueiros tiveram poucos motivos para celebrar. Na verdade, tiveram mais motivos para “xingar muito no twitter”: Claudia Leitte, Katy Perry, Rihanna, Kesha, Ivete Sangalo e Shakira como atrações principais em um festival que costumava ter AC/DC, Ozzy Osbourne e Iron Maiden. Antes que comecem a me chamar de preconceituosa, não tenho nada contra essas artistas, mas acho que o rock, que era o principal do evento (pois está até no nome) foi deixado de lado. Sem contar com a palhaçada que fizeram com o Sepultura e o Matanza, grandes bandas nacionais de rock, que foram colocadas no palco Sunset (palco secundário) enquanto NX Zero e Glória eram vaiados no palco Mundo.
          Tirando essas coisas, alguns motivos os roqueiros e os mais ecléticos tiveram para comemorar, como os shows do Red Hot Chili Peppers, Guns n’ Roses, Metallica e Motörhead, que pra mim foi o melhor de todos. Slipknot e System of a Down eu não gosto, mas reconheço seus trabalhos e grande público. Elton John e Stevie Wonder dispensam comentários de tão incríveis que são. E por fim, as bandas nacionais Paralamas, Titãs, Capital Inicial, Jota Quest, Frejat, Skank, Detonautas e Pitty arrasaram e nos representaram muito bem.

                          Um dos grandes momentos do Rock in Rio de 1985