quinta-feira, 30 de junho de 2011

"Concerteza agente vai le isso"

            Um novo projeto foi aprovado hoje, em parceria do Governo de São Paulo com as operadoras de internet, garantindo que a população terá acesso a pacotes populares de internet banda larga por apenas R$ 29,80 por mês. No Brasil somos 81,3 milhões de internautas a partir dos 12 anos de idade. O principal local de acesso é a lan house (31%), seguido da própria casa (27%) e da casa de parente de amigos, com 25% (abril/2010). O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet. 
             Realmente é muito importante que todos os brasileiros tenham a oportunidade de usufruir dessa maravilha que é a internet. Hoje em dia, TUDO É INTERNET. Você lê notícias na internet, faz trabalhos da escola e da faculdade na internet, você ri na internet, assiste a filmes, programas e seriados na internet, namora na internet, faz compras e paga contas na internet. Tudo isso sentadinho na frente do computador, ou deitado na cama com o notebook no colo. Parabéns, com essa vida você está prestes a se tornar um obeso sedentário e solitário.
             Há algumas semanas atrás, o Jornal do SBT passou uma reportagem em que se mostrava uma família que só conversava pela internet dentro de casa. A mãe dizia “cada um tem seu computador no quarto! Porque vou gritar que o jantar está pronto se posso avisar pelo MSN?”; e o filho concordava “acho que é bom conversar pela internet, pois podemos fazer isso sem sair do quarto”. Legal, amigão! Quero ver quando você sentir vontade de conversar com sua família e ela não estar mais entre nós.
             Outra coisa que venho reparando, é a falta de vergonha que as pessoas têm de escrever o português errado nas redes sociais. É uma festa de erros ortográficos! Perdi a conta de quantas trocas de “mais” e “mas” eu já vi por aí. E não podemos nos esquecer do “agente vamos”, e pra confirmar a presença “concerteza agente vamos”. Tenho dó dos verbos amputados, como “vo come, vo anda, vo nada”.  Sem contar o mais famoso “pra mim fazer”. Ou a pessoa não tem vergonha na cara ou é preguiça de procurar no Google a maneira certa de escrever uma palavra. E não me venham dizer que é culpa do analfabetismo funcional ou da inclusão digital, pois quem acessa a internet sabe ler e escrever. Vejo pessoas formadas em Direito e Jornalismo (cursos tidos como “para pessoas que gostam de ler e estudar”) escrevendo absurdamente errado.
       O problema é que hoje todo mundo quer dar sua opinião sobre qualquer assunto. Todo mundo tem Orkut, Facebook, Twitter,  Videolog e quer que suas opiniões sejam vistas e comentadas, não importando se essa opinião foi copiada de algum amigo ou de algum participante do BBB. O legal hoje é ter 500 seguidores no Twitter, postar coisas como “acordei kkkkk” e se achar o máximo. O que está na moda é convidar os 600 amigos do seu Facebook através de convites virtuais para seu aniversário, sem mesmo saber quem são eles direito. É descolado escrever “complicada de perfeitinha” no Quem sou eu do Orkut.

5 comentários:

Fernando disse...

Informação, opinião com uma dose de humor. Gostei :)

Francieli santos disse...

Concordo com o Fernando! Muito bom, Dani! Vou voltar a acompanhar seu blog (:

28 de Agosto disse...

Com certeza!!!
Essa é de doer.
Num período da humanidade em que todas as certezas estão sendo colocadas em xeque, essa afirmação é, no mínimo, estranha.
Talvez seja algo inconsciente.
Hoje não se tem certeza de quantos planetas nós temos, se aquilo que você aprendeu na escola ainda é a mesma coisa, e todo mundo tem certeza sobre tudo.
Hoje tem gente que nem tem certeza se é homem ou mulher, mas com certeza usa esse clichê.
Muito bom o texto, Daniela.
Parabéns.

Djosef disse...

Antigamente cantavam essa música aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=ZywBCfVylOA

Pelo jeito passou o tempo e só mudou a tela!

Muito bom o texto, Miguxa ^^

Maicon disse...

Nossa Dani, totalmente verdadeiro isso! Gostei de verdade. A respeito da escrita, nada mais claro, como me irrita ver uma pessoa que as vezes até sabe, escrevendo errado. Parabéns pelo blog, amo você. Beijos.