segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Jornalismo participativo: um dia no Badoo

Todo mundo que lê o meu blog (meu pai e mais uns dois amigos) sabe o quanto eu gosto de vir aqui e falar mal da internet. E já aviso que nesse texto não será diferente. Porém, desta vez, resolvi fazer algo novo. Você aí do outro lado deve estar se perguntando o que é Badoo. E você, que já conhece o Badoo, deve estar se perguntando o que é jornalismo participativo. Então vamos lá! Lembra-se daquela vez em que o Gugu Liberato se vestiu de mendigo para saber como eram tratadas as pessoas que moravam na rua? Então, jornalismo participativo não é isso, porque o Gugu não passa de um sensacionalista sem graça, mas a essência é mais ou menos essa. O Badoo, por outro lado, é uma rede social criada em 2006 que tem como função fazer você conhecer novas pessoas e fazer amizades. É como se fosse o Facebook ou o saudoso Orkut, mas com uma diferença: lá, a paquera rola solta.
Convencida por um amigo, criei minha conta no Badoo. Eu não sabia que era uma rede social voltada para encontros, mas descobri assim que li um “oi linda, quer tcr?” quando fiz meu login. Não podia imaginar que as pessoas ainda usam “tcr” em pleno ano 2013. Mas isso é outra história, vamos ao que interessa. Após três horas do meu início no Badoo, 180 pessoas visitaram meu perfil. Como eu coloquei “Curitiba” no item cidade residencial, 90% dessas visitas foram de pessoas da capital paranaense. O que me deu certo medo, pois o site lhe sugere que coloque o endereço de onde está para ver se tem alguém on line por perto.

Meu perfil no Badoo (sim, eu inventei um nome)

Depois de colocar coisas como cidade, fotos e idade, o usuário da rede social pode preencher seu perfil de acordo com seus interesses. Assim, o Badoo indica na sua página inicial quais pessoas tem os mesmo interesses que o seu. Por exemplo, no meu perfil coloquei “Rock”, “The Walking Dead” e “Cinema”. Com esses interesses em comum, fica mais fácil decidir se quer ou não começar uma conversa com algum pretendente. Definidas estas coisas, seu perfil no site está pronto e começam os xavecos.

(X) Jamais

Não posso falar por parte das mulheres que usam essa rede social, mas percebi que a maioria dos homens são uns completos “sem noção”. É claro esses seres estão por toda internet, como no Facebook ou no Twitter, mas por ser o Badoo um site de paquera, o pessoal acaba exagerando nas bizarrices achando que está seduzindo. Vale tudo para conquistar as garotas, como por exemplo, homens dizendo que tem 30 anos, mas com cara de 55, e meninos de 19 mentindo que tem 26. O engraçado é que algumas pessoas do site estão realmente interessadas em relacionamentos duradouros e a procura de compromisso, por isso levam a sério os interesses em comum e sempre dão um jeito de elogiar ou chamar a atenção.

No way, baby!

Oi, estou triste ao ver o "soltero" no seu nickname

Nunca chame uma mulher de querida. Ao menos que você seja gay ou ela seja sua esposa.

Explorando mais o site, reparei que além de você poder conversar com os pretendentes em bate papos reservados, também há um jogo onde aparecem fotos de vários usuários com a pergunta "Quer conhecer?" e você tem três escolhas a fazer: sim, talvez e não. É o jogo dos "encontros". Me senti um pouco mal em clicar no "não" no começo, pois achava ridículo julgar a pessoa apenas pela aparência. Mas depois de cinco minutos nesse jogo eu estava fazendo um festival de nãos e até tirando sarro dos menos providos de beleza.


Acho que não, né?

Se você curtia navegar na internet em meados de 2002 e sente saudades daquelas conversas chatas do Bate Papo Uol de madrugada, o Badoo é o lugar perfeito pra você.  Após passar um dia no site descobrindo suas funções, levando cantadas e conversando com as pessoas, a minha impressão é que o Badoo não passa de um catálogo de gente desesperada para conseguir namorado (a), relacionamento casual, ou ficante (ainda usam essa palavra?). Esse lance de amizade é tudo papo furado, o que o pessoal quer mesmo é romance.
Será que as pessoas se cansaram de procurar o amor numa fila de cinema, na esquina ou numa mesa de bar, como disse o Frejat? Talvez! Talvez porque na vida real as chances de encontrar alguém com os mesmos interesses que os nossos seja menor. Ou talvez porque na vida virtual a timidez fica de lado e podemos nos comunicar com mais facilidade. Não sei, só sei que dei muita risada nesse Badoo.

Vai encarar? www.badoo.com/pt/

3 comentários:

danymurdock disse...

... e visitou meu perfil que estava enterrado! Badoo é um kráççyco da vassoration! Tive as mesmas impressões que você descreveu, quando tentei usar (com a diferença que as meninas não são tão oferecidas como os meninos). Enfim, não aconselho ninguém a usar, a não ser que queria rir bastante de pessoas que parecem verdadeiros homens e mulheres das cavernas no que diz respeito à própria apresentação em redes sociais e bons modos na vida real. Como sugestão, acho que você poderia fazer um outro post com o tema "Badoo - o outro lado da força", usando um perfil masculino e conferindo como a realidade se perde em algum lugar entre o trágico e o cômico nessa terra quase sem lei. Beijos!

Anônimo disse...

Eu nunca acessei o Badoo, no entanto recebo emails frequentemente da rede social notificando-me que "Mulher XYZ me deixou uma msg" ou que "Pessoa K quer me conhecer". Nunca nem sequer me havia dado o trabalho de perguntar ao Google o que é Badoo - sempre apenas ignorei os emails. De qualquer maneira, espero que o corno que usou o meu email para fazer o cadastro se divirta tentando pegar alguma guriazinha.

Anônimo disse...

Se eu vejo vc nesse badoo!!!!!!!!!!! não perdoo hehehehe