sexta-feira, 6 de junho de 2014

Novas Velhas Bandas #17 Fanny

A maioria das novas velhas bandas que passaram por aqui vieram lá dos anos 1970, e a desta sexta-feira não será diferente. Digo também que 98% dos grupos comentados aqui são formados apenas por homens, por isso, hoje, a postagem é especial. Hoje é dia de falar das lindas da banda Fanny.

Divas do rock

Formada em 1969, a banda americana Fanny contava com as irmãs June e Jean Milington (guitarrista e baixista, respectivamente), Nickey Barcley nos teclados e Alice de Buhr na bateria. Todas ainda muito jovens, lançaram o primeiro disco em 1970, intitulado Fanny. Misturando influências do rock psicodélico do fim dos anos 1960 com pop music e vocais harmoniosos, a Fanny fazia um rock and roll dançante e simpático. O visual das lindezas também era um charme à parte. Em meio a calças boca de sino, coletes ripongas, blusas de manga morcego e tamancos plataforma, as meninas subiam ao palco para arrasar. Como banda de mulheres era novidade na época, o grupo ganhou destaque nas rádios e nos programas de TV locais. 
Após o grande sucesso do primeiro álbum, a Fanny foi convidada a abrir shows de bandas já consagradas como Jethro Tull, Slade e Humble Pie. As garotas fizeram turnê pelos Estados Unidos e pela Europa, onde conquistaram muitos fãs. Aproveitando a onda de popularidade, em 1971, lançaram mais um disco que foi muito vendido naquele ano, o Charity Ball. Em 1972, dois álbuns foram lançados, Fanny Hill e o ao vivo Fanny Live.
Apesar da banda ter virado referência e inspiração para muitas mulheres, e de ter atingido grande sucesso, sempre tem alguém insatisfeito com o trabalho ou procurando outros caminhos. Com a Fanny não foi diferente. A tecladista Nickey e a baterista Alice deixaram a banda e foram substituídas. Essa troca foi perceptível no resultado dos discos seguintes, que perderam um pouco da qualidade dos anteriores. Assim, a Fanny foi encerrando as atividades e as meninas passaram a tocar com bandas de apoio de artistas como Keith Moon, David Bowie e Suzy Quatro. 

Nenhum comentário: