sexta-feira, 28 de outubro de 2011

15 Clipes "animados"

            Hoje é dia internacional da animação. Eu, como fã dessa arte, resolvi escolher alguns clipes que optaram por essa técnica, seja em desenho animado, stop motion ou animação em 3D. A princípio eu ia escolher apenas dez, mas no decorrer da semana eu encontrei mais clipes legais que mereciam estar aqui. Enfim, essa é a minha lista. Se concorda ou não, comente,  opine e sugira novos clipes.


15º Lugar: Save Me - Queen


Queen dispensa comentários, ainda mais com essa música que é um clássico e eu adoro. Esse clipe mistura cenas em desenho animado com imagens de show. O resultado ficou muito bonito.

14º Lugar: Clint Eastwood - Gorillaz

Não gosto de Gorillaz. Pra falar a verdade as músicas deles me irritam. Mas não tem como falar de clipes de animação sem citar o nome desse grupo. Os integrantes da banda são virtuais e todos os clipes são em desenho animado.

13º Lugar: The Wagon - Dinosaur Jr

Esse clipe mistura cenários em desenho com stop motion em massinha. A música é animada e combina com os monstrinhos simpáticos feitos de massa de modelar. Ao meu ver, isso deu um toque infantil para o clipe, que ficou muito legal.

12º Lugar - D.A.N.C.E. - Justice

Esse clipe é interessante por misturar muitos tipos de animação. Os desenhos surgem e se movem nas camisetas, interagindo com os desenhos do cenário. Esteticamente falando, esse clipe é muito bem feito e original.

11º Lugar: Ole Black'n' Blue Eyes - The Fratellis

Essa música é meio chata né? É, mas o clipe de Ole Black 'n' Blue Eyes não podia ficar de fora dessa seleção. Além de ser bonitinho, o clipe é todo trabalhado no digital e no 3D.


10º Lugar: Fell in Love with a Girl - The White Stripes

Não sou muito fã de White Stripes, mas dessa música eu gosto. O clipe é todo em stop motion, ou seja, fotografado quadro a quadro. Imaginem quanto tempo levou para fazer esse clipe todo trabalhado no Lego.

9º Lugar: The Masterplan - Oasis

Esse clipe do Oasis é muito bem feito, é um desenho animado super detalhista. As cores escuras dão um ar triste à Londres, coisa que combina muito com a música. A parte mais legal  é na hora do show, onde a bateria deles vira uma bateria de fanfarra num parque.

8º Lugar: Young Folks - Peter, Bjorn & John

Ao contrário do clipe do Oasis, esse clipe do Peter, Bjorn & John é muito simples. Mas nem por isso deixa de ser um vídeo muito legal. Ao meu ver, esse clipe tem muitos traços que remetem à Pop Art.

7º Lugar: Lucy in the Sky with Diamonds - The Beatles

Tá certo que esse vídeo dos Beatles faz parte do filme Yellow Submarine. Mesmo assim não deixa de ser um clipe da música. Todas essas cores nos levam de volta ao passado, no ano de 1968, onde a psicodelia rolava solta.

6° Lugar: Segredos - Frejat

É claro que não podíamos deixar de fora dessa lista um representante nacional.  No clipe de Segredos, Frejat é transformado em um boneco em 3D. Eu prefiro quando o clipe é em desenho animado, mas esse clipe é tão fofo que merece o sexto lugar.

5º Lugar: Californication - Red Hot Chili Peppers

É difícil achar alguém que não goste de Red Hot Chili Peppers. Além das músicas serem ótimas, eles estão sempre inovando em seus clipes. Esse por exemplo, apesar de ser um pouco velho, mostra a banda transformada em personagens de video game.

4º Take On Me - A-Ha

Take on Me do A-Ha não podia ficar de fora dessa lista. Produzido em 1985, o clipe fez muito sucesso e ganhou seis prêmios no MTV Video Music Awards de 1986. O clipe mostra cenas de quadrinhos que vão ganhando vida no decorrer do vídeo.

3° Lugar: I don't Wanna Grow Up - Ramones

Esse clipe do Ramones é interessante pois mistura desenho e realidade. O clipe é todo trabalhado em história em quadrinhos, coisa que ilustra muito bem a letra da música e a mensagem "eu não quero crescer" da banda.

2° Lugar: Do The Evolution - Pearl Jam

Esse clipe do Pearl Jam ganha o segundo lugar pois é muito bem feito. É animado e dirigido por  Todd Mcfarlane, criador do personagem Spawn, além de ser o fundador da Image Comics. Esse clipe do Pearl Jam é um dos clipes em animação mais legais que eu já vi.

1° Lugar: One More Time - Daft Punk

O primeiro lugar só podia ficar com Daft Punk. O vídeo de One More Time é um dos pedaços do longa metragem japonês Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem, que foi todo produzido para ser a realização visual do disco Discovery do Daft Punk. Todas as músicas do disco são capítulos dessa animação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que bom escutar Masterplan dos Oasis por aqui. Banda da minha adolescencia... :)

Rart og Grotesk disse...

Legal essa idéia de clipes animados!rsrs Muito bom!

Obrigada por visitar meu blog http://artegrotesca.blogspot.com.

E legal vc ter criado um curta!!Vou assisti-lo, bjs!!

Francieli Santos disse...

Não entendo nada de animação, mas adorei a seleção dos clipes. Quanta música que eu não ouvia há um tempão. Você deveria fazer uma lista com os clipes que marcaram a sua vida. Adoraria ler sobre (:

Anônimo disse...

Mto legal e da epoca em que eu tinha 5 anos mto show poste mais por favor.kkk