segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A Maldição de Itararé


Parece nome de filme de terror, mas não é. Na verdade, eu gostaria que fosse filme, pois tal absurdo seria mais aceito e compreendido se fosse ficção. Itararé é um pequeno município do interior paulista e tem cerca de 48 mil habitantes. É uma cidade muito importante historicamente, pois fez parte da rota dos tropeiros e sediou a “batalha que não houve” em 1930. E por coincidência é a minha cidade natal.
O ano de 2012 ficou marcado em Itararé pela disputa do cargo de prefeito durante as eleições. Os mais cotados para assumir a função eram o até então atual prefeito tentando se reeleger e uma professora. Não vou entrar em detalhes sobre a disputa eleitoral, pois meu foco aqui não é a política, e sim a sociedade. Mas vale lembrar que o atual prefeito da cidade tinha sido cassado.
Depois dos escândalos envolvendo o prefeito de Itararé, parecia que finalmente os eleitores iriam às urnas com o intuito de mudar a situação da cidade, que ia de mal a pior. Mas apenas parecia, pois com 9.169 votos, o que representava 34,03% dos votos válidos, o prefeito cassado foi reeleito. Como forma de protesto, cidadãos não contentes com o resultado da eleição organizaram uma marcha apartidária pelas ruas da cidade. Todos de preto e com cartazes escrito “luto”, os manifestantes foram até a Câmara Municipal, onde um caixão simbólico foi usado para “enterrar a cidade”. Felizmente, o ano de 2013 chegou trazendo boas novas. Muito dinheiro no bolso e saúde pra dar e vender? Não! Mas a notícia de que o ex-prefeito não poderia reassumir a função por causa de sua ficha suja. Assim sendo, o segundo candidato mais votado assumiu o cargo e Itararé ganhou uma prefeita.

Manifestante em luto por Itararé

Se fosse em alguma outra cidade do Brasil ou do mundo, esse caso estaria encerrado. Mas como em Itararé das Campinas tudo pode acontecer e o absurdo não tem limite, começaram a espalhar boatos de que uma maldição tinha sido jogada no município durante a noite macabra da manifestação. Isso porque aconteceram algumas tragédias na cidade no fim do ano passado e no início de janeiro, como acidentes de carro, estupro e mortes. Para os adeptos dessa teoria, o Diabo teria se aproveitado das palavras de ódio usadas na passeata para espalhar seu mal por Itararé. Para eles, dizer que a cidade morreu e simbolizar isso com um caixão foi um ato de maldição. Ao meu ver, a maldição caiu apenas sobre alguns desses simpatizantes que perderam cargos na prefeitura e a boa vida que levavam paparicando o ex-prefeito.
Como se não bastasse tamanha bizarrice, os autointitulados “cidadãos de bem” estão querendo organizar uma passeata de oração para quebrar a maldição lançada sobre a cidade. De volta a Idade Média, os protestantes vestidos de branco pretendem refazer o caminho da primeira manifestação para “devolver a cidade aos cuidados de Deus”. Espero que nessa passeata não queimem nenhum bruxo (a) em praça pública.


Entenda o processo que levou à cassação da candidatura do prefeito reeleito César Perúcio e suas eventuais implicaçõeshttp://murilocleto.blogspot.com.br/2012/10/a-vaca-gorda-e-o-aleijado.html




2 comentários:

nomiolo disse...

Falou e disse Dani!

Francieli santos disse...

Que loucura! Esse povo de Itararé não tem o que inventar mesmo haha. Daniela Gorski irá nos trazer a notícia de quando acontecer a nova passeata e nos passará a informação se a cidade voltou aos cuidados de Deus? Queremos fotos da conertura! Haha