sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Perdidos nos anos 80

Nasci em 1987, eu sei, e por isso não tenho propriedade para falar dessa década a qual vivi apenas três anos. Mas mesmo assim, reconheço que tenho uma relação de amor com os anos 80. Sinto saudades de coisas que não vivi, e acho que mais pessoas compartilham esse sentimento comigo. A nostalgia que sinto é tanta que durante a minha adolescência tive uma fase Hard Rock, tanto no quesito música, quanto no quesito vestuário. E creio que o segundo quesito foi o mais expressivo.
Hard Rock é um estilo musical, uma vertente do rock que foi influenciada pelo rock de garagem e pelo rock psicodélico dos anos 60. As músicas são compostas por riffs pesados de guitarra e refrões grudentos que não saem da sua cabeça. Durante os anos 70, várias bandas deram um toque “hardeiro” em suas gravações, como, por exemplo, Kiss, Whitesnake, Alice Cooper, Aerosmith e Twisted Sister. Já nos anos 80, o Hard passou a ter personalidade própria e se ramificou, criando um subgênero: o Glam Rock (ou nacionalmente conhecido como “farofa”, por ter forte apelo visual e comercial). Esse novo estilo tomou forma e influenciou a criação de muitas bandas, como Skid Row, Mötley Crüe, Guns n’ Roses, Poison, Cinderella, entre outras. A marca registrada dessas bandas era a aparência composta por cabelos longos, ou cortados no estilo “poodle”, calças apertadas, jaquetas de couro, botas, cintos e roupas de oncinha. Além é claro, da bandana. O visual espalhafatoso e as músicas com temas festeiros atraíram adeptos pelo mundo todo durante os anos 80. E atraem até hoje.

Guns n' Roses: oncinhas e bandanas.
Banda Poison e a pergunta mais frequente: É tudo homem mesmo?
Sei lá que banda é essa, só postei para exemplo de cabelo poodle.
Não podia deixar o Kiss de fora dessa.
Aliás, o Kiss merece um post especial apenas por seu visual glamouroso
Twisted Sister: reunir os amigos cada um de uma cor e tirar foto. Quem nunca?

Comecei a ouvir rock quando tinha 12 anos de idade. Ouvia os três clássicos que todo iniciante no mundo das trevas ouve: Nirvana, Iron Maiden e Guns n’ Roses. A partir disso, o iniciante escolhe a banda que mais se identifica com o som e começa a seguir um gênero. Eu escolhi o Guns n’ Roses e meu caminho no Hard Rock Farofa Glam Metal Hair estava traçado. Pintava o cabelo de várias cores, me achava rebelde, ia de sebo em sebo procurando vinis antigos, usava roupas de oncinha, calça rasgada, bandana, Rayban aviador e fazia pose para as fotos. Tinha muitos amigos que também compartilhavam desse gosto pelo estilo e vivíamos nos perguntando “E se tivéssemos vivido os anos 80?”.

O glamour oitentista de Dani Mustang

Hoje, um pouco mais velha, imagino que se tivesse vivido os anos 80 tudo isso seria diferente. Talvez eu não me tornasse fã dessas bandas e nem me importasse em usar oncinha e calça rasgada, poderia até ter sido fã de Madonna e usado polainas cor de rosa. Acredito que teria boas lembranças, mas também ruins dessa década porque teria vivido boa parte da minha vida nela. Como não vivi, para mim parecia o refúgio perfeito para uma adolescência sem problemas. É aquele velho pensamento de achar que nos tempos passados tudo era melhor, quando era apenas diferente.
Quando mais novos, entramos em conflito com nós mesmos e com as pessoas a nossa volta, pois estamos passando por um período de autoconhecimento e formando nossa personalidade. É um período difícil, em que somos obrigados a fazer escolhas que terão reflexo em nosso futuro, por isso, é fundamental se perder para tentar se encontrar. Atualmente já não uso mais bandana e nem pinto o cabelo de cores vibrantes, mas ainda ouço algumas músicas dessa época, pois é difícil se desligar do passado. Já não me lamento mais dizendo aquela famosa frase "nasci na época errada" e estou aqui, esperando me encontrar com os amigos que ainda estão perdidos nos anos 80.


PS: Nunca gostei de Poison, que fique claro.

6 comentários:

Anônimo disse...

dani vc ta mto feia nessa foto hein kkk mais o texto ta legal

Daniela Gorski disse...

haha obrigada! Pelo menos o texto agrada :)

Anônimo disse...

Dani Mustang forever

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto, gosto muito do seu jeito de escrever, a leitura é casual e divertida, além de informativa. Nunca perca esse estilo, ninguém deve ditar como você deve escrever, se não entendeu seu objetivo com o texto, manda ir pastar.

Gostei do tema, (amo glam rock, haha), só não concordei com a última observação. Poison não é ruim (é só um pouco ruim, huehuehue)

Anônimo disse...

ta linda na foto nao ligue pro anonimo

Anônimo disse...

a banda que vc nao sabe o nome chama NITRO do Michael Angelo Batio UHAUHAHUHUA

Belo texto!