sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Novas Velhas Bandas #1 Bacon Fat

Depois de um bom tempo sem escrever para este site, aqui estou eu de volta! E não apenas volto a postar, mas também trago uma ideia nova (nova neste blog, pois muita gente já faz isso). Toda sexta-feira postarei aqui alguma nova velha banda. Isso mesmo, nova velha banda! Nova para nós, que nunca a ouvimos antes, e velha, pois se trata de bandas que já estão há algum tempo rodando na estrada (ou até já acabaram). E por que na sexta-feira? Para o som deixar seu fim de semana mais animado! Dando início a esta série, escolhi uma banda de blues que encontrei ao acaso revirando o YouTube. Uma banda que já pelo nome se percebe que é coisa das boas: Bacon Fat (gordura de bacon hummm).
O Bacon Fat veio lá dos Estados Unidos, da cidade de Los Angeles, e teve uma vida curta, de 1968 até 1971. Nesse período, a banda lançou apenas três discos: "Bacon Fat" (1968), "Grease One For Me" (1970) e "Tough Dude" (1971). O primeiro álbum seria apenas um projeto entre os músicos George "Harmonica" Smith, considerado um dos mestres da gaita nos anos 60, e Rod Piazza, também gaitista e vocalista. A parceria entre os dois deu tão certo, que, nos anos seguintes, resultou em mais dois discos. Os outros músicos que fizeram parte desta parceria foram Buddy Reed, vocalista e guitarrista, Dick Inners Jr., baterista, Gregg Shaefer, guitarrista, Jerry Smith, baixista, e J.D. Nicholson, tecladista.

Capa do disco Grease One For me

Mesmo com a participação do mestre da gaita dos anos 60, o Bacon Fat é um tanto quanto desconhecido hoje em dia e não tem publicado muito material a respeito. O que achamos na internet são resenhas em inglês sobre os discos e algumas músicas no YouTube. Músicas estas, que são o suficiente para apreciar o trabalho desses caras. Para quem gosta de um bom blues, Bacon Fat vale a pena o play








Um comentário:

Anônimo disse...

curtiiiiiiiiii XD