sexta-feira, 8 de abril de 2011

Luz, câmera e rock and roll

          Quem gosta de filmes que tem como tema principal o rock and roll já deve ter reparado em uma coisa.  As narrativas podem ser diferentes, mas acabam sendo contadas quase da mesma forma. Principalmente filmes que contam a carreira de algum astro da música ou a história de uma banda. Se o seu sonho é produzir um filme assim, te dou as dicas de como você pode criar o seu roteiro rock and roll em apenas 6 passos. Siga as instruções:

1° -  Existe uma pessoa que sonha em ser um astro do rock. Essa pessoa conhece outra que tem o mesmo sonho. Elas tornam-se grandes amigas e decidem montar uma banda. Essas  pessoas conhecem mais uns dois ou três indivíduos num bar e os convidam para se juntar ao grupo. Tudo muito simples.

Joan Jett conhece Cherrie Curie em um boteco (The Runaways)

2° - Com a banda montada, são feitos os showzinhos pela cidade. Do nada, num desses shows, chega um produtor musical de uma grande gravadora que estava passando ali perto e decide entrar. Após a apresentação, o produtor diz ao grupo que pode conseguir que eles gravem um disco demo e que se esse disco fizer sucesso, a gravadora assinará com eles. O grupo quer assinar na hora, mas tem sempre um chato desconfiado (na maioria das vezes o personagem principal) que não quer assinar, mas acaba sendo convencido pelos outros integrantes.

                                  Tom Hanks interpreta o produtor que descobriu o The Wonders

3° - O grupo grava uma música que agrada o produtor e ele decide lançar numa rádio da cidade. Sim, essa música será o maior sucesso e tocará no filme inteiro. O conjunto é chamado para fazer shows em vários lugares da cidade. Logo, eles começam a ganhar fãs e o produtor decide que eles precisam fazer uma turnê pelo país para divulgar o trabalho.

                                                        Turnê do Stillwater (Quase Famosos)


4° - Aqui começa aparecer o verdadeiro sentido da frase sexo, drogas e rock and roll. A banda já está famosa, tem várias músicas nas paradas de sucesso e está fazendo muitos shows. Os integrantes estão ganhando muito dinheiro e o gastam da maneira que bem entendem. É aquele fervo: mulheres, fama, festas, bebidas, shows, carros importados, drogas e muito rock. Nessa hora o espectador deseja ser um dos personagens do filme.

                      Mark Wahlberg como Chris Coles em festinha particular (Rock Star)

5° - Aqui a história começa a se encaminhar para o seu final. Decidindo que rumo tomar, você pode optar por:
a-    Seu astro do rock pode morrer num acidente de avião. Foi o que aconteceu com Ritchie Valens e Buddy Holly.
b-    Seu astro começa a ter problemas com drogas e entra num conflito existencial entre fama e solidão. É aquele blá blá blá de “Eu sou famoso, tenho dinheiro, mas não tenho família nem amigos”. Um bom exemplo disso é o filme Rock Star.
c -   Se seu astro insistir no uso de drogas, ele pode morrer de overdose. Foi o que aconteceu com Sid Vicious no filme Sid e Nancy.
      Suicídio também é uma boa opção para final trágico
d-    Se o seu astro querido no fundo for uma pessoa boa, ele vai se livrar das drogas e vai se arrepender de tudo que fez para as pessoas próximas.
e-    O final mais clássico é a famosa briga entre os integrantes. Um geralmente quer aparecer mais do que o outro e isso acaba gerando muitos conflitos. A banda se desfaz e cada um vai pro seu lado. Esse tipo de final pode ser encontrado no filme The Wonders.

                                                                  Foi bom enquanto durou...

6° - Independente de que final escolher para seu longa-metragem, é importante lembrar de colocar no final um clipe com as imagens dos melhores momentos da carreira da banda ou artista, com uma música triste de trilha sonora. Não esqueça dos créditos.

*Fotos: divulgação


Um comentário:

Francieli santos disse...

Muito bom, Dani! Quero ver um filme feito por você agora! Inovar é preciso!