A adaptação do romance de Jack Kerouac, On The Road, estreou no Brasil nesse mês e conta com Sam Riley, Kristen Stewart, Garrett Hedlund e Kristen Dunst em seu elenco. Como no livro, o longa conta a história de um jovem aspirante a escritor que viaja pelas estradas dos Estados Unidos pedindo carona no fim dos anos 1940. Dividindo opiniões entre os críticos de cinema e entre os fãs do romance de Kerouac, a adaptação dirigida pelo brasileiro Walter Salles tem seus pontos positivos e negativos. Suas duas horas e vinte minutos de duração chegam a ficar cansativas, aspecto que, seria resolvido com o corte de algumas cenas curtas e sem tanta importância. Mas isso não tira o brilho da belíssima fotografia, por exemplo, de Eric Gautier, que também trabalhou com com Salles no filme Diários de Motocicleta. Os cenários são realmente inspiradores e deixam qualquer pessoa com vontade de pegar o carro, a moto, ou até mesmo a bicicleta, e sair por aí sem destino e compromisso.
Como na maioria dos road movies (filmes de estrada), o impulso para a ideia de uma viagem é mais interior do que exterior. Na maioria das vezes as figuras dramáticas são jovens em busca de liberdade e reflexão, ou pessoas cansadas da rotina e do tédio de suas vidas monótonas, procurando por pequenos momentos de loucura como escapismo. Pode-se classificar os personagens de On The Road como o primeiro exemplo de figura dramática. Jovens que parecem doidos varridos são o estereótipo da ideia de "curtir a vida ao extremo". Para eles, o destino não é a principal finalidade, mas sim o autoconhecimento e a busca por liberdade através de poesia, sexo e drogas. Tudo isso ao som de muito jazz.
Como na maioria dos road movies (filmes de estrada), o impulso para a ideia de uma viagem é mais interior do que exterior. Na maioria das vezes as figuras dramáticas são jovens em busca de liberdade e reflexão, ou pessoas cansadas da rotina e do tédio de suas vidas monótonas, procurando por pequenos momentos de loucura como escapismo. Pode-se classificar os personagens de On The Road como o primeiro exemplo de figura dramática. Jovens que parecem doidos varridos são o estereótipo da ideia de "curtir a vida ao extremo". Para eles, o destino não é a principal finalidade, mas sim o autoconhecimento e a busca por liberdade através de poesia, sexo e drogas. Tudo isso ao som de muito jazz.
Sam Riley e Garrett Hedlund |
Continue na estrada:
Sem Destino (1969)
A união do mito Harley Davidson com a música Born To Be Wild do Steppenwolf só poderia resultar neste clássico. Este road movie conta a história de dois motociclistas que viajam pelo sul dos Estados Unidos, e aborda temas sociais como o uso de drogas e a vida em uma comunidade hippie. Durante as filmagens, os atores Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nickolson chegaram até a fumar maconha de verdade para dar vida aos personagens.
Easy Rider: Loucura é pouco |
Coração Selvagem (1990)
Dirigido por David Lynch, esse road movie mostra a história de dois jovens apaixonados, Sailor e Lula, que, impedidos de ficarem juntos, decidem fugir de carro e se aventurar pelas estradas. O filme é doido como quase todas as obras de Lynch, mas pra quem gosta de road movies e rock and roll é uma ótima indicação.
Dirigido por David Lynch, esse road movie mostra a história de dois jovens apaixonados, Sailor e Lula, que, impedidos de ficarem juntos, decidem fugir de carro e se aventurar pelas estradas. O filme é doido como quase todas as obras de Lynch, mas pra quem gosta de road movies e rock and roll é uma ótima indicação.
Personagens Lula e Sailor de Coração Selvagem |
Thelma e Louise (1991)
Ganhador do Oscar de melhor roteiro original de 1992, este filme mostra a jornada de duas amigas que estavam cansadas da vida tediosa que levavam e decidem fazer uma viagem de carro. No caminho, elas se envolvem com a polícia e se metem em altas confusões (estilo narrador da Sessão da Tarde). Aliás, quem já viu Thelma e Louise, me responda: Como interpretaram o final do filme? Feliz ou triste?
"Coloca no Face essa depois, amiga" |
Kalifórnia (1993)
Um jornalista tem a ideia de escrever um livro sobre alguns assassinatos famosos que ocorreram em pequenas cidades dos Estados Unidos. Junto com sua esposa ele tem a ideia de viajar por essas cidades para escrever e fotografar os locais. Os dois dão carona para um casal de namorados que no decorrer do filme se revelam pessoas doentias e perigosas. Com Brad Pitt e Juliette Lewis.
Kalifornia: vale a pena pelo Brad P... quer dizer, pelo roteiro |
Assassinos por Natureza (1994)
Após gravar Kalifornia, Juliette Lewis aparece em outro road movie de sucesso dirigido por Oliver Stone com roteiro de Tarantino. Assassinos Por Natureza é um filme de amor... amor a violência. Woody e Mallory se unem pelo desejo de matar e aprontam horrores pelas estradas dos Estados Unidos.
Woody e Mallory de Assassinos Por Natureza |
Diários de Motocicleta (2003)
Outra parceria entre Walter Salles e Eric Gautier que resultou em um belo road movie. A obra conta a jornada de Che Guevara, quando ainda jovem e estudante de medicina, e seu amigo Alberto Granado pela América do Sul a bordo da moto apelidada por eles de "La Poderosa". Primoroso e tocante, o filme é essencial.
Che, Alberto e La Poderosa |
Na Natureza Selvagem (2007)
Aos 22 anos, um jovem recém-formado deixa para trás uma vida estável para se aventurar pelo país em busca de liberdade e reflexão. O filme, que é baseado na história de vida de Chris McCandless, é dirigido pelo ator Sean Penn e tem a fotografia assinada por Eric Gautiner. O filme é belíssimo em questão de estética, mas a mensagem que ele passa vale mais do que qualquer imagem.
Emile Hirsch em Na Natureza Selvagem |
Fanboys (2009)
Diferente da maioria dos road movies, Fanboys não tem sua história movida por algum personagem dramático-depressivo passando por conflitos internos. Aqui é só diversão. Um grupo de amigos fãs de Star Wars pega a estrada rumo ao rancho de George Lucas (o diretor da saga Star Wars) para tentar assistir o Episódio I - A Ameaça Fantasma antes de todo mundo. Nerd e divertido, o filme garante boas risadas.
Fanboys: comédia e Star Wars |
5 comentários:
Dani, eu adoro Thelma e Louise... e tb tem o Brad no filme :P
Boa lista!
Adoro Easy Rider, mas meu road-movie favorito ainda é Y tu mamá también.
Ai dani que sarro... pior que eu vi o filme e naum gostei mto... mas concordo com o que vc escreveu... os cenarios de estradas saum lindos. bjooos ass. ricardo
Esse filme Natureza Selvagem é o melhor. Vou ver esse na estrada e volto aqui comentar.
Um ótimo filme de estradas e que influenciou grande parte dos citados, é "The Hitch-Hiker", de 1953. A história de dois amigos que voltando de uma pescaria dão carona para um assassino... Além deste, gosto muito de "A morte pede carona" e do clássico de perseguição "Encurralado", do Spielberg.
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