segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ilusões da Infância na Sessão da Tarde


Se você não se lembra da última vez que viu um filme na Sessão da Tarde, quer dizer que você chegou à vida adulta e que virou um escravo do trabalho. Parabéns, seus pais estão orgulhosos!
Mas isso não quer dizer que você se esqueceu de como eram mágicas as suas tardes durante os anos 90, tomando Nescau e assistindo filmes na Rede Globo. Sim, era muito divertido. Cada dia um filme diferente que sempre trazia altas confusões. O que acontece, é que esses inocentes e divertidos filmes da Sessão da Tarde são responsáveis pela maioria das nossas atuais frustrações e ilusões criadas na infância. Não acredita? Então lá vai...

A Sessão da Tarde existe desde 1975, só pra você saber!

Curtindo a Vida Adoidado (1986)
Quando se é criança, ou pré-adolescente, o título desse filme por si só pode causar graves distúrbios mentais. O filme conta a história de Ferris Bueller, um garoto descolado que decide tirar um dia de folga da escola e se aventurar com seus amigos pela cidade. Ele finge estar doente, engana pais e professores, "toca o terror" e no fim não é desmascarado. Assim como Ferris, você quer curtir a vida adoidado! Você quer matar aula, roubar a Ferrari do pai do seu melhor amigo e fechar o dia cantando Beatles num desfile da cidade. Mas você não é ele, não é, amiguinho? Não é e nunca será. Aposto que você tem vontade de ligar para o seu chefe e mentir que está doente só para não ir trabalhar e aproveitar um dia de sol. Tudo isso influenciado pelo filme. Doce ilusão.

Você nunca será o Ferris!

A Lagoa Azul (1980)
Essa obra é sempre lembrada quando o assunto é Sessão da Tarde. Claro que você já deve ter visto o filme pelo menos umas 20 vezes, mas nunca percebeu o quanto má influência ele é. Dois jovens primos e um cozinheiro sobrevivem em um naufrágio e chegam a uma ilha tropical. O cozinheiro morre e as crianças ficam sozinhas. Primeiro que, se fosse na vida real, aquelas duas crianças já teriam morrido de fome, ou seriam devoradas por algum animal selvagem. Segundo, com o passar dos anos na ilha, as crianças crescem e se tornam jovens lindos e maravilhosos. Eles se apaixonam, claro. E assim o filme te ilude mostrando que o amor verdadeiro existe, escondendo que o principal motivo era a falta de opção que os jovens tinham para se relacionar. E bom, nem preciso comentar a aparência deles, não é? Há anos largados em uma ilha deserta e ambos parecem ter acabado de sair de uma sessão de depilação. Farsa!

Ainda gosto de você, Richard!

Namorada de Aluguel (1987)
Caso típico do "nerdão" que quer ser o popular do colégio. A vizinha dele, líder de torcida da escola, estraga um casaco da mãe e precisa de dinheiro para comprar um novo. O nerd propõe que ele lhe de o dinheiro em troca de eles serem vistos algumas vezes em público a fim de o menino se tornar popular por sair com uma líder de torcida. Até quem nunca viu o filme pode dizer o que acontece depois, não é? A popularidade sobe a cabeça do menino, a menina se apaixona por ele, ele desmerece ela, ela conta para todo mundo que o namoro deles era uma farsa... enfim, altas confusões! No final do filme os dois se acertam, é claro, e ficam juntos para sempre. Só em filme mesmo para o nerd se dar bem no final e ainda faturar a gatinha. Ou ela já sabia que o ator Patrick Dempsey se tornaria um lindo médico em Grey's Anatomy.

O antes e depois de Patrick Dempsey

Dirty Dancing (1987)
Caso contrário de Namorada de Aluguel. Uma garota vai passar as férias em um resort e lá ela acaba conhecendo Johnny Castle, interpretado pelo galã dos anos 80, Patrick Swayze. É claro que ela, mesmo não sendo um padrão de beleza, acaba conquistando o coração do bonitão dançarino, e ainda por cima, protagoniza uma das cenas de danças mais marcantes do cinema.  Esse tipo de filme deve ter criado falsas ilusões na cabeça das meninas no final dos anos 80 que sonhavam em ter um cara bonito e sensível apaixonado por elas. A vida é triste mesmo.

I 've haaaad the time of my liiifeee 

Os Goonies (1985)
Este é um exemplo de filme que pode fazer uma criança entrar em depressão total. "Mas Dani, esse filme é muito legal! Meu sonho era ter uma turminha de amigos igual a de Goonies". Justamente, meu caro, sempre foi seu sonho ter amigos fiéis e divertidos. Mas você nunca teve. Aliás, não conheço ninguém que teve uma turma de amigos como essa na infância. Você brincava de esconde-esconde na rua com os vizinhos, enquanto a galera de Goonies estava indo em busca de um tesouro perdido se aventurando em cavernas e trilhas subterrâneas. Até o Slot se divertiu mais do que você.

Turminha do barulho

Esqueceram de mim 1 e 2 (1990/1992)
Esses dois filmes não só influenciaram toda uma geração de pestinhas, como também criaram nas crianças a ilusão de que é legal ficar sozinho em casa quando se tem dez anos. Como se fosse tudo diversão e não existissem barulhos estranhos na janela durante a noite. Além disso, na continuação de 1992 a criança é esquecida em Nova York e consegue sobreviver em meio a violência da cidade grande. É claro que nos filmes tudo dá certo para Kevin MCcallister e ele consegue se livrar facilmente de dois ladrões. Na vida real os bandidos teriam matado esse pirralho na pancada.

Nunca tente ser mais esperto do que crianças endemoniadas 

Ghost (1990)
Já que falamos em Patrick Swyaze mais acima, não podíamos deixar de lado esse clássico de 1990. Sam e Molly são um casal jovem e apaixonado, mas um assassinato tira a vida de Sam. Depois de morto, o espírito dele fica vagando pela terra e ele descobre que o mandante de sua morte é um amigo próximo do casal que quer se aproveitar de Molly. É claro que a história do filme é muito bonita, pois mostra que um cara, mesmo depois de morto, tenta proteger a sua amada nos momentos de dificuldade. Mas o filme traz a bizarra ilusão de que ter um fantasma grudado em você o tempo todo é romântica! 

Confesso que já chorei nessa cena uma vez

Dez coisas que eu odeio em você (1999)
Ao contrário da maioria das premissas dos filmes adolescentes dos anos 80/90 que partiam de apostas, este parte de um acordo. Cameron (Joseph Gordon-Levitt, seu lindo) se apaixona por uma garota e quer ter a chance de sair com ela. Mas ele é avisado de que a moça só pode sair depois que a irmã mais velha dela também tenha um encontro. É aí que começa a confusão. Cameron faz um acordo com Patrick (Heath Ledger, seu lindo ²) para chamar irmã mais velha pra sair. A irmã mais velha se faz de difícil, mas depois aceita e começa a se envolver com ele. Tudo é perfeito até ela descobrir que aquilo não passava de um acordo. Mas o que ela não sabia é que Patrick estava se apaixonando por ela, e como todo bom moço, tinha se arrependido. É claro que depois que Heath Ledger canta "Can't Take My Eyes of You" na arquibancada do campo de futebol ela o perdoa e tudo fica lindo. Tudo ilusão.

Não passa de ilusão, mas a gente adora

É claro que esse texto é uma homenagem aos filmes da Sessão da Tarde que fizeram parte da minha infância. Quem foi criança nos anos 90 sabe o quanto esses filmes foram importantes para o nosso crescimento e formação. Espero que continuemos acreditando nessas "ilusões", pois a vida real precisa de um pouco de ficção e diversão. Feliz dia das crianças!

3 comentários:

Anônimo disse...

Adoro a sua memória cinematográfica, Daniela! Curti o texto! Beijos
Ass: Marcelo

Aragon disse...

Sessão de nostalgia. Bom paralelo entre as expectativas criadas e os resquícios de desilusão. Gostei!

Rafael disse...

Você acabou com a magia cinematográfica da minha infância.

Obrigado.

PS: óbvio que adorei a antologia.
PS2: "Confesso que já chorei nessa cena uma vez". Eu também chorei agora, mas rindo disso. <3