sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Novas Velhas Bandas #4 The Mummies

A nova velha banda de hoje não é tão velha assim, se comparada às postadas aqui anteriormente. Trata-se de um grupo de garage rock (gravação de rock de baixa qualidade) que iniciou as atividades em 1988, na cidade de São Francisco: The Mummies. Uma banda que de tão ruim chega a ser boa.
Calma, pessoal! Jamais indicaria alguma coisa ruim a vocês. Para melhorar, podemos substituir a palavra "ruim" pela palavra "zoado", que se encaixa melhor, afinal, é isso mesmo que o garage rock é: vontade de fazer rock and roll com poucos recursos financeiros. Além do som estranho e mal gravado, eles também se vestiam de múmias durante os shows. O resultado dessa mistura é um som bem divertido e irreverente. 

Mummies sempre educados

A banda, formada por Larry Winther na guitarra, Maz Kattuah no baixo, Trent Ruane nos teclados e sax, e Russell Quan na bateria, lançou o primeiro single em 1990, e mais alguns LPs no anos seguintes. O curioso é que os integrantes eram totalmente contra a evolução tecnológica da época, ou seja, eram contra o lançamento de CDs. Inclusive criaram o slogan "Fuck CDs".
Durante os anos 90, o grupo fez bastante sucesso no underground americano, chegando a fazer turnês e a abrir shows para bandas mais conhecidas. Porém, com o passar do tempo, os caras acabaram sumindo dos palcos, e apenas em 2002 voltaram a aparecer ao gravar um CD com músicas inéditas. Eles acabaram traindo o próprio movimento se rendendo a tecnologia digital. Mas, segundo boatos, fizeram a gravação de péssima qualidade de propósito para não fugir das raízes do garage rock.
Após o retorno às gravações, os Mummies voltaram aos palcos para a alegria dos fãs. Inclusive até fizeram dois shows no Brasil no ano de 2010, em São Paulo e em Goiânia. Os discos e gravações dos caras se tornaram raridade, e aqui, você pode dar uma conferida em uma apresentação deles:


Músicas que valem a pena o click:
Uncle Willie

Nenhum comentário: