sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Novas Velhas Bandas #10 Blackfoot

Vinda de Jacksonville, Flórida, a nova velha banda desta sexta-feira é especial para quem curte southern rock (subgênero que se desenvolveu na região sul dos Estados Unidos com influências do rock, country music e blues). O Blackfoot teve início por volta de 1969, mas com outros nomes e integrantes. A formação definitiva, que chegou a assinar contrato com uma gravadora, só se consolidou em 1975, ano em que foi lançando o primeiro disco, chamado No Reservations.
A obra de estréia dos caras não chegou a fazer tanto sucesso, por isso, em 1976, eles trocaram de gravadora e lançaram o segundo LP, Flying High, que também não chamou tanto a atenção do público, mesmo assim, foi o suficiente para a banda sair em turnê com grandes nomes da época, como Kiss, Rush e Peter Frampton.

elegantíssimos

Apesar de terem feito alguns fãs durante essas turnês, o grupo só foi atingir grande repercussão com o lançamento do terceiro disco, Strikes, em 1979. O álbum é muito bom e contém os mais famosos sucessos da banda, mas outro fato interessante que levou o Blackfoot a ganhar tamanha atenção da mídia foi o fim do Lynyrd Skynyrd em 1977. O Lynyrd, que era a principal atração do rock sulista da época, tinha acabado de passar por uma tragédia (a queda do avião que matou parte dos integrantes) e o subgênero estava sem um representante. O curioso é que, além do som semelhante entre as bandas, alguns integrantes do Blackfoot chegaram a tocar com o Lynyrd no início de suas carreiras.





Mesmo com o estrondoso sucesso do disco "Strikes", os anos 80 chegaram e foram um pouco cruéis com o Blackfoot (e com muitos grupos de rock dos anos 70). A popularidade dos teclados e sintetizadores vinha crescendo e as bandas eram pressionadas pelas gravadoras a se adaptarem às novas tecnologias e a adotarem um visual mais moderno. Isso fez com que muitas delas perdessem suas identidades durante a década. Apesar disso, o Blackfoot chegou a lançar bons álbuns, como Tomcanttin (1980) e Marauder (1981).
Além da pressão da gravadora, a banda tinha dificuldade para renovar seu estilo, e foi após o fracasso do disco Vertical Smiles, de 1984, que o grupo se desfez. Os integrantes chegaram a se reunir em 2005 para uma turnê pelos Estados Unidos e pela Europa, mas logo após a morte do baterista eles se separaram novamente. Fizeram parte do Blackfoot: Rickey Medlocke, Ken Hensley, Greg T. Walker, Stet Howland, Philip Shouse, Tim Rossi, Brian Carpenter e Christopher Williams. Ufa! 

Nenhum comentário: