sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Novas Velhas Bandas #11 Steppenwolf não é só Born to be wild

"Get your motor running, head out on the highway..." essa frase sempre foi a introdução mais celebrada em "showzinhos" de rock que eu frequentava na adolescência. Hoje, uns dez anos depois, essa introdução acompanhada por um riff em mi maior, ré e lá, ainda causa êxtase em bares onde tocam bandas covers. A música Born to be wild, considerada o hino dos motociclistas, é um dos maiores hits do rock and roll. Fez tanto sucesso que acabou ofuscando as outras músicas do grupo que a compôs, o Steppenwolf.
Formada no Canadá em 1964 com o nome de Sparrow, a banda começou tocando blues em bares de Toronto. Em 1967, os integrantes se mudaram para São Francisco, Califórnia, onde o movimento hippie e a contracultura estavam em evidência. Lá, conheceram um empresário que os fez mudar de nome para Steppenwolf, e logo em seguida lançaram um compacto com a música Born to be wild. O sucesso do single foi estrondoso. 

Lobão selvagem

Em 1968, a banda lançou o disco The Second, que também fez muito sucesso, principalmente porque as músicas deste trabalho são muito influenciadas pelo psicodelismo da época, fazendo que o Steppenwolf se tornasse um dos símbolos do rock psicodélico, junto com Jefferson Airplane, Grateful Dead, The Doors, entre outros. No ano seguinte, foi lançado o terceiro disco intitulado At Your Birthday Party, que seguia na mesma linha de loucura do anterior, e Monster, quarto LP da banda. Com a chegada dos anos 70, veio o disco Steppenwolf 7, que trazia letras de protesto contra o governo acompanhadas de um som mais agressivo. Após o lançamento do disco seguinte, For Ladies Only, de 1971, a banda se separou. Os integrantes se reuniram algumas vezes nos anos seguintes, mas nenhum dos discos lançados pós 71 chegou a fazer o sucesso que o grupo estava acostumado.
Apesar de não ter durado muitos anos, o Steppenwolf teve grande importância na música e na cultura em geral. A clássica Born to be wild serviu de influência na denominação de um subgênero do rock, o Heavy Metal, com a expressão "Heavy Metal Thunder", contida no segundo verso. Além disso, ao ser trilha sonora do filme Easy Rider - Sem Destino - (1969), a canção ajudou a transformar a motocicleta Harley Davidson em um símbolo de liberdade, em um mito. 

Nenhum comentário: