sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Novas Velhas Bandas #6 Lucifer's Friend

A primeira nova velha banda de 2014 vem direto da Alemanha para abrir o ano do blog muito bem. No início dos anos 70, enquanto bandas inglesas como Led Zeppelin, Deep Purple e Uriah Heep já haviam conquistado o público, a banda alemã Lucifer's Friend lançou seu primeiro disco, com músicas que se assemelhavam ao som dos músicos ingleses. Inclusive, a temática obscura das músicas e os riffs pesados de guitarra, fazem com que os fãs considerem o álbum um dos percussores do heavy metal, junto com disco Paranoid, da banda britânica Black Sabbath.

Integrantes do Lucifer's Friend

Após o sucesso do primeiro disco, a banda alemã fez algumas turnês pela Europa e reuniu bastante público em shows na Inglaterra. Foi nessa época, em que ficaram mais conhecidos, que foram acusados de plagiar a música Immigrant Song, do Zeppelin, no início de Ride in the Sky. Os integrantes negaram tal fato e garantiram que não passava de coincidência. Plágio ou não, esse detalhe não tira a qualidade do trabalho inicial do "amigo de Lúcifer". 
No decorrer da década de 70, o grupo lançou mais cinco discos, porém, nenhum deles alcançou o sucesso do primeiro. O estilo de som dos álbuns seguintes mudou, e mais se comparava ao rock progressivo e psicodélico. A chegada dos anos 80 marcou o fim da banda, que lançou apenas dois discos muito criticados pelos fãs. A formação do Lucifer's Friend contava com John Lawton no vocal, Peter Hessien na guitarra, Dieter Horns no baixo, Joachim Rietenbbach na bateria e Peter Hecht nos teclados.





Nenhum comentário: